top of page

Festival abre inscrições para descobrir novas artistas da cena paraense



Estão abertas as inscrições para o edital do Festival Elas no Comando - Ano 2 que vai selecionar novas artistas do Pará que estão em início de carreira para se apresentar no evento. Podem se inscrever mulheres com composições autorais de todos os gêneros musicais que ainda não tenham gravado álbum e nem participado de festivais de música.


As premiadas irão receber prêmio em dinheiro e se apresentarão dentro da programação do Festival, criado pela produtora Soma Música em 2020 visando dar protagonismo às mulheres que atuam na cena cultural. A segunda edição do Elas no Comando tem patrocínio da plataforma Natura Musical via lei de incentivo Semear da Fundação Cultural / Governo do Pará.


Mais do que destacar as profissionais da indústria da cultura, o Elas se propõe a promover diálogos, acolhimento e capacitação de mulheres que atuam nas diversas áreas do setor: da técnica às artistas, da produção à fotografia.


"Trabalhando nos bastidores da música, tive o privilégio de conhecer mulheres incríveis que se dedicam diariamente a conquistar espaço e alcançar maiores oportunidades em seus trabalhos. No entanto, muitas dessas mulheres acabam desistindo de seus sonhos por não receberem o merecido reconhecimento. Foi a partir dessa constatação que surgiu a ideia deste projeto: dar visibilidade às mulheres do meio cultural que lutam por seus objetivos e merecem ser valorizadas", revela Joelle Mesquita, idealizadora do projeto e proprietária da SOMA Música, produtora que trabalha com artistas da cena independente de Belém.

O Festival será realizado de 17 a 20 de maio com programação online e presencial em Belém. Debates, mostra de videoclipes e cinema, oficinas de capacitação, shows, feirinha gastronômica e criativa são algumas das atividades desta edição do projeto, que terá ações em diversos locais da cidade como Vila Container, Casa Soma Cultural e Teatro Gasômetro.


A nova edição do Elas no Comando apresenta diversas novidades, incluindo a oportunidade para artistas realizarem pocket shows no Villa Container como parte da programação musical do festival e ainda receberem um prêmio em dinheiro. Para participar, as interessadas devem enviar um material em vídeo e quatro novas artistas serão selecionadas para se apresentarem. O edital está aberto até o dia 17 de março e as inscrições podem ser feitas através do link disponível na bio do Instagram @ela.snocomando.


Outra novidade importante é a parceria do festival com a União Brasileira de Compositores (UBC), uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo principal a defesa e promoção dos interesses dos titulares de direitos autorais de músicas, além da distribuição dos rendimentos gerados pela utilização das mesmas e o desenvolvimento cultural. A UBC será responsável pela curadoria do edital Pocket Show 2023, reforçando ainda mais o compromisso do Elas no Comando em valorizar e apoiar as mulheres na música.


A segunda edição do Elas no Comando foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Pará (Semear), ao lado de nomes como Azuliteral, Daniel ADR, Raidol e Festival Lambateria. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 75 projetos até 2021, como Manoel Cordeiro, Dona Onete, Pinduca, Felipe Cordeiro e Thaís Badú.


“Os projetos selecionados por Natura Musical têm o potencial de gerar impacto positivo porque contribuem para que o ecossistema da economia criativa ao seu redor se desenvolva. Os artistas, bandas e projetos de fomento à cena são capazes de reverberar reflexões sociais importantes para o momento que atravessamos”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.


Sobre Natura Musical - Natura Musical é a plataforma de cultura da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 184 milhões no patrocínio de mais de 560 projetos - entre trabalhos de grandes nomes da música brasileira, lançamento e consolidação de novos artistas e projetos de fomento às cenas e impacto social positivo.


Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2021, o edital do Natura Musical selecionou 33 projetos em todo o Brasil e promoveu mais de 280 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, festivais digitais, oficinas e conferências. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com uma programação contínua de shows, performances, bate-papos e conteúdos exclusivos.


Serviço:


| O quê: Inscrições abertas para o edital do Festival Elas no Comando - Ano 2 que vai selecionar novas artistas mulheres do Pará

| Onde: Instagram @ela.snocomando

| Quando: Até 17 de março de 2023

| Quem pode participar: Podem participar artistas mulheres em início de carreira com conteúdo autoral e de todos os gêneros musicais que ainda não tenham gravado álbum e nem participado de festivais de música. As premiadas irão se apresentar dentro da programação do Festival e receberão prêmio em dinheiro.

| Mais em: @soma.musica

| Patrocínio: Natura Musical via Lei Semear - Fundação Cultural do Pará / Governo do Pará.

10 visualizações0 comentário
bottom of page