top of page

É hoje (31): IV Cortejo Visagento traz valorização do folclore paraense no Guamá



Apresentações e fantasias em alusão ao dia da matinta reúnem a população pelas ruas do bairro, o personagem homenageado deste ano é o Curupira, o defensor da floresta.


Como forma de valorizar a cultura local, o IV Cortejo Visagento acontecerá no dia 31 de outubro, conhecido mundialmente como o Dia das Bruxas, mas que, regionalmente, é comemorado como o Dia da Matinta. Com uma programação contou com oficinas de produção de adereços e fantasias até escrita criativa para os moradores do bairro, a quarta edição do cortejo vai reunir a população por diversas ruas do bairro do Guamá, e deve contar com apresentações e performances do grupo Teia, Shaira Mana Josy, a Matinta Maria Borges e outros. A concentração vai partir do Cemitério Santa Izabel e segue em direção a praça Benedito Monteiro, passando pelas ruas José Bonifácio, Silva Castro, Liberato de Castro e Barão de Igarapé Miri.

Em cada edição, a criatividade está presente por meio de fantasias e maquiagens artísticas, referenciando assombrações e personagens populares nas lendas já conhecidas por todos, como a Mulher do Táxi, a Cobra-grande, o Saci Pererê, e muitos outros.

Nesta edição, como forma de chamar atenção para as queimadas na Amazônia, o cortejo homenageia um personagem importante na história dos contos e lendas do Pará e do Brasil, Curupira, o guardião da floresta.


“Esse ano nós decidimos que esse personagem seria o curupira, que é o defensor da natureza e juntamos ao Movimento Amazônia de Pé para trazer a discussão da importância da preservação depois de todas as queimadas que vem acontecendo nos últimos anos”, conta Tereza Oliveira, uma das organizadoras do Cortejo Visagento.

A expectativa nesta edição é de que pelo menos 1000 pessoas participem do cortejo que seguirá pelas ruas do bairro mais populoso de Belém, o Guamá, a criatividade sempre está presente por meio de fantasias e maquiagens artísticas, referenciando assombrações e personagens populares nas lendas já conhecidas por todos, como a Mulher do Táxi, a Cobra-grande, o Saci Pererê, o Curupira e muitos outros. Para Mineia Silva, coordenadora do evento e do Espaço Nossa Biblioteca, um dos objetivos é também reunir os alunos das escolas públicas do bairro no evento. "Esperamos que o evento consiga agregar um número bem maior de escolas participando, pois muitas ainda não haviam participado do Cortejo e esse ano vemos que estão confirmando presença”, enfatizou Mineia.

O projeto foi criado pelo Espaço Cultural Nossa Biblioteca e recebe a colaboração de professores, artistas e moradores do Guamá. Essa busca pela valorização local também levou voluntários da Biblioteca a ministrar aulas dentro do Cemitério Santa Izabel.


“O espaço tem como motivação realizar o cortejo todos os anos na ideia de promover a valorização de contos e lendas do Brasil e do Pará. Acreditamos que a nossa cultura tem que ser destacada, para não ser esquecida pelas novas gerações, sendo justamente uma forma de resistência à cultura americana”, explica Mineia.

Durante o percurso, uma parada é feita a cada rua para contação de histórias e apresentações realizadas por convidados, parceiros e jovens e crianças participantes das atividades. Para os organizadores do projeto, a valorização da cultura popular é o ponto de partida para a celebração.


A escolha de iniciar o cortejo no Cemitério Santa Izabel também possui um significado: é um espaço de fortes crenças populares e cenário de diversas lendas conhecidas no bairro. A ideia de referenciar o cemitério não apenas como um lugar sombrio, mas também como um local de realização cultural e de lazer, influenciou na hora de escolhê-lo como ponto de partida em todas as edições até hoje.


SERVIÇO:

IV Cortejo Visagento

Local: Cemitério Santa Izabel, bairro do Guamá.

Horário: 19h

Data: 31/10

Informações: Ariela Motizuki - (91) 993772930

2 visualizações0 comentário
bottom of page