top of page

Tâmara e Marco Vincit lançam EP inspirados na brasilidade e na diversidade rítmica



Acostumados a compor e cantar juntos, Tâmara e Marco Vincit se uniram para gravar o projeto "Tâmara", um EP com cinco faixas autorais e uma faixa do compositor Pélico. As músicas abordam os ciclos da vida, emoções, sentimentos e experiências da jornada humana. O trabalho conta com a produção musical de Felipe Fantoni e um encarte com concepção e direção artística assinadas pelo próprio Marco Vincit.


Antes de ser lançado, “Tâmara” teve a faixa "Semente" divulgada como single no dia 12 de abril, por representar plenamente o sentido do EP. “O conceito do EP está relacionado a temas como amor, amizade, esperança e mudanças, sem deixar de lado os momentos de incerteza, fazendo um paralelo com a fruta que faz referência ao nome da artista. Semear, nascer, florescer e frutificar”, conta Marco.


É possível, portanto, traçar uma linha temática em comum entre as seis faixas. “As músicas falam de relações pessoais com o mundo e a relação da gente com outras pessoas, mesmo que de forma poética, como é o caso da abertura do EP. A escolha das músicas foi feita para se encaixar no conceito geral”, diz Marco. Apesar disso, o EP é diverso e poético, abordando temas como ciclos de vida, paixão, liberdade, felicidade, caminhos da vida, esperança, resistência, recomeço e superação dos dias difíceis.


Em relação à sonoridade, os artistas também foram livres de amarras, chegando a uma diversidade sonora significativa, mas apoiados primordialmente na brasilidade e na leveza.


“Nós gostamos muito de música brasileira. A ideia sempre foi explorar ritmos diferentes, ao mesmo tempo que com ideias e sonoridades vintage de piano, e até um pouco clássico, como é o caso do cello quando usado, mas sem perder o ar de contemporâneo e tecnológico, por isso a gente queria ter alguns efeitos de synths e programações”, conta Marco.

Tâmara também compartilhou suas impressões sobre o processo de criação: "Foi incrível trabalhar com Marco e Felipe e ver o projeto ganhar vida com tantos músicos envolvidos. Tivemos liberdade para experimentar diferentes ritmos e sonoridades".


Sobre o time de instrumentistas, Marco Vincit considera as colaborações de alto nível. “Sem dúvidas, os destaques maiores são para o cello nas músicas ‘Tâmara’ (faixa 1) e ‘Semente’ (faixa 4), executados brilhantemente pelo músico Breno Augusto, que atua também na orquestra sinfônica de Ouro Preto (MG), e para o feat do músico e compositor mineiro Affonsinho, que faz a guitarra solo na música ‘Tanto Faz’ (faixa 2). A produção é do nosso amigo Felipe Fantoni, que, além de produtor, é um baixista incrível”.


O EP “Tâmara”, estará disponível em todas as plataformas de streaming a partir do dia 26 de abril.

Faixa a faixa


Tâmara

A música aborda a beleza na simplicidade das coisas, usando a tâmara como metáfora. Composta para ser a abertura do EP, ela é uma espécie de exaltação ao feminino e às fases da vida, fazendo referência aos momentos que nós dois passamos juntos. Há metáforas e imagens sobre sensualidade, prazer e amor, celebrando a autenticidade e a energia vital da mulher.


Tanto Faz

Essa música retrata a complexidade existente em uma relação onde os sentimentos não são plenamente retribuídos. Fala da atração irresistível por alguém e o quanto a paixão nos faz perder o controle, revelando o melhor e o pior de nós. Aborda a dificuldade em lidar com a dualidade de querer ter a pessoa perto e, ao mesmo tempo, desejar não gostar mais dela para não sofrer pelo fato dela não querer o mesmo que nós.


Pra Cidade

A canção enfatiza a coragem de ser livre e não ter medo de perseguir os sonhos mesmo que isso custe ficar longe de quem se ama. Às vezes, precisamos adiar uma história de amor para perseguir nossos sonhos, para amar a si mesmo, ser completa para só então amar verdadeiramente o outro. Fala sobre a esperança de descobrir outras peças que complementam as nossas vidas, seja qual for a sua forma, vivendo nossa verdade sem nos preocuparmos com o que o mundo dirá.


Semente

A música destaca a importância de ter esperança e reconhecer as coisas boas em nosso caminho. Fala sobre resistir e unir-se para enfrentar adversidades, superando dor e obstáculos em busca de um mundo melhor. Ressalta que tudo está em constante mudança e, assim como o amor, a semente, após ser plantada, precisa ser regada para germinar e crescer coisas boas.


Repousar

Essa canção fala sobre buscar refúgio em um lugar seguro e calmo, um abraço confortável onde se possa encontrar paz em momentos turbulentos. Aborda a importância de não deixar a esperança e a inocência da criança morrerem, mesmo em momentos difíceis, e de sempre seguir em direção a qualquer lugar onde o amor estiver.


Recomeços

A canção ressalta a surpresa e a gratidão ao vivenciar o dia em que o sofrimento chega ao fim. Destaca a importância dos sonhos e dos recomeços em nossas vidas, mostrando como eles nos ajudam a superar momentos difíceis. Fala sobre sermos verdadeiros, principalmente conosco, e valorizar os sonhos que nos motivam a continuar lutando.

Sobre Tâmara

Tâmara nasceu em Francisco Sá, no norte de Minas Gerais. É cantora e compositora, apaixonada por música desde que se entende por gente. Criança aventureira e sonhadora, mudou-se aos 18 anos para Montes Claros (MG), onde estudou em um conservatório, cursando Canto Erudito e Violão Popular por dois anos. Posteriormente, na capital mineira, onde vive atualmente, Tâmara estreou sua discografia em 2023 com o single "Semente". Tâmara é uma artista versátil, inspirada nos clássicos da MPB, do rock nacional e internacional, porém atenta às novidades do cenário musical brasileiro, especialmente aos artistas da nova MPB, tendência clara em sua personalidade artística.

Sobre Marco Vincit

Marco Vincit é cantor, compositor e multi-instrumentista. Iniciou sua carreira solo no cenário fonográfico em 2020, ao lançar o single "O Mar". Desde então, lançou mais três singles e o EP "Quando o Dia Terminar" (2021), produzido em Brumadinho, sua cidade natal. Nascido em Minas Gerais, Marco descobriu sua paixão pela música brasileira ainda na infância, por meio das aulas de trompete e participação na banda de música de sua cidade. Suas composições são inspiradas e influenciadas pelas paisagens e sons de Minas Gerais, bem como pela rica música brasileira.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page