top of page

Santarém recebe o 1º Festival de Violão Sebastião Tapajós


Foto por: Vanessa Barros

Prestes a completar seis anos, em 16 de abril, o Instituto Sebastião Tapajós apresenta em Santarém, a 1º Orquestra de Violões que também leva o nome do violonista, falecido em 2021. Serão duas noites, sempre a partir das 20h. A primeira, no dia 31 de março, no Anfiteatro Selva, da Casa do Saulo, que será reinaugurado, trazendo um palco que recebe também o nome de Sebastião Tapajós; e a segunda, no dia 1o de abril, na Casa de Cultura de Santarém.


E tudo isso contará presença dos premiados no festival de violões e apresentações de convidados, além da estreia da Orquestra de Violões Sebastião Tapajós, que reúne violonistas vindos de escolas de músicas, instituições de música da cidade e da Universidade Estadual do Estado do Pará -UEPA.


O Instituto Sebastião Tapajós foi criado em 2017 pela família e amigos do violonista, com o objetivo de celebrar, difundir e preservar a extensa obra de Sebastião Tapajós (in memoriam) e sua história, por meio de ações como este festival e outros projetos.


Atualmente, o IST também atua no fomento do segmento musical paraense, oportunizando a qualificação e valorização de artistas, mas também traz a transversalidade cultural e se coloca sensível a outros temas inseridos e conectados por rios, matas e povos da Amazônia.


Exemplo disso é o projeto Cinturão Cultural, que surgiu com a finalidade de ocupar os espaços no entorno do Teatro Victória, Mercado Municipal e Praça Rodrigues dos Santos, em Santarém, debates, discussões dentro de temas fundamentais para a sociedade em parceria com instituições e fazedores e fazedoras de cultura.


Hoje a instituição tem como sede legal uma sala “cedida” por Sebastião Tapajós que fica na comunidade do Pajuçara e faz parte da casa de sua esposa Tânya Marcião, abrigando parte do acervo de Sebastião Tapajós, que também está passando por vários tratamentos a fim de constituir um museu virtual para visitação e acesso do público ao legado deixado pelo violonista; e parte do prédio do Teatro Victória em uma parceria com o Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NIERAC -MPPA), local onde desenvolvemos a maior parte dos nossos trabalhos.


PROGRAMAÇÃO:


I FESTIVAL DE VIOLÃO SEBASTIÃO TAPAJÓS


SEXTA-FEIRA (31/03)

LOCAL: ANFITEATRO SELVA - CASA DO SAULO - SANTARÉM-PA

20h – Cerimônia de abertura:

20h15 às 20h:30 - Apresentação - Andresson Dourado e Igor Capella

20h30 às 20h35 - Maria Lídia - Voz e Violão

20h35 às 20h45 - Zé Maria Bezerra convida Adria Goés e Andresson Dourado

20h45 às 21h15 - Concerto de Violão - Ravi Samaya

21h15 às 21h55 - Apresentação dos Premiados

Categoria Jovem Violonista

  • Leonardo Araújo

  • Natanael Carvalho

Categoria Sênior

  • Paulo Renato

  • Fernando Santos

21h55 às 22h25 – Lançamento da Orquestra de Violões Sebastião Tapajós


SÁBADO (01/04)

LOCAL: CASA DA CULTURA - SANTARÉM-PA

20h às 20h30 - Apresentação - Andresson Dourado e Igor Capella convidam Maria Lídia

20h30 às 21h - Concerto de Violão - Zé Maria Bezerra convida Adria Goés e Andresson Dourado

21h às 21h30 - Concerto de Violão - Ravi Samaya

21h30 às 22h - Apresentação dos Premiados

Categoria Jovem Violonista

  • Leonardo Araújo

  • Natanael Carvalho

Categoria Sênior

  • Paulo Renato

  • Fernando Santos

22h às 22h30 – Lançamento da Orquestra de Violões Sebastião Tapajós

Serviço

1º Festival de Violão Sebastião Tapajós – Dias 31 de março, na Casa do Saulo, e 1º de abril, na Casa da Cultura, em Santarém-Pa. A programação inicia às 20h, com participações, premiação e estreia da orquestra de Violões Sebastião Tapajós.



5 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page