top of page

Samba da Feira do Açaí faz edição especial em homenagem ao Mês da Mulher



O mês de março é considerado um marco na luta das mulheres por dignidade e respeito. Em alusão ao Mês da Mulher, a Roda de Samba Fé no Batuque realiza, nesta sexta-feira (1º), mais uma edição do tradicional Samba da Feira do Açaí, no Complexo do Ver-O-Peso. Intitulada “Samba Delas”, a programação começa a partir das 20h, e conta com shows de DJ Shayra Brotero, Carimbó Volta Ao Mundo, Tici Santos, Flores Astrais e Sandrinha.   


A edição “Samba Delas” começa com a discotecagem da DJ Shayra Brotero, que promete muito “brega marcante”, além dos hits atuais e clássicos dançantes das paradas de sucesso. A programação continua com a apresentação do Carimbó Volta ao Mundo, formado por mulheres cis e trans, que se uniram para fortalecer e reafirmar a música regional como espaço de resistência e diversão para todos. 


O ápice é com a Roda de Samba Fé no Batuque, que recebe as mulheres que comandam as programações noturnas de Belém: Tici Santos, Flores Astrais e Sandrinha. No repertório, grandes clássicos do samba e músicas autorais que exaltam a força feminina. O Fé no Batuque é formado por Geraldo Nogueira (pandeiro e voz), Fred Willian (flauta), Preto Cabano (percussão), Neto Castro (voz e violão) e Leandro Lima (voz e cavaco). 


“Eu acho muito importante a abertura dos espaços para mulheres mostrarem a sua arte. Mulher em todas as suas vertentes: que performam feminilidade ou não, com útero ou sem, simplesmente mulher. Afinal, todas as mulheres artistas são resistência, inclusive nas rodas de samba de Belém, que ainda são majoritariamente masculinas. O ‘Samba Delas’ ocorre no dia 1º de março, mas a nossa causa se estabelece todos os dias da nossa vida e carreiras”, afirma Tici Santos.

O anfitrião do evento, Geraldo Nogueira, também faz o convite: “A primeira sexta-feira do mês é de lei, é sagrada: tem samba e batuque na Feira do Açaí! Vem com a gente para essa edição especial, o ‘Samba Delas’, afinal, já é março, o mês que rege a força feminina”, diz o sambista.


Projeto

O Samba na Feira do Açaí é uma iniciativa popular e independente, que ocorre desde 2019, promovida pela Roda de Samba Fé no Batuque em parceria com a Associação de Vendedores Ambulantes da Feira do Açaí. A programação promove uma ocupação cultural neste cartão postal de Belém, com o objetivo de democratizar a arte e a cultura, incentivar a economia local, além de valorizar artistas locais e o patrimônio histórico da cidade.


Fortaleça o Samba na Feira do açaí (formas de contribuir com a realização do evento):

-Comprar bebidas dos ambulantes parceiros da roda;

-Contribuir com um couvert consciente (pix ou ‘chapéu’);

-Participar dos sorteios de brindes.


Regras para conservar a Feira do Açaí:

-Não sujar a Feira do Açaí (os ambulantes disponibilizam sacos de lixo);

-Não urinar na Feira do Açaí (existem banheiros públicos no local);

-Não estacionar dentro da Feira do Açaí, pois atrapalha os trabalhadores da feira. 


Programação:

20h - DJ Shayra Brotero

21h - Carimbó Volta ao Mundo

22h - Roda de Samba Fé no Batuque e convidadas


Serviço

“Samba Delas” na Feira do Açaí

Hora: 20h

Data: 1º/4 (sexta-feira)

Local: Feira do Açaí (Tv. Marquês de Pombal, Campina. Complexo do Ver-o-peso)

Informações: 98124-1363|98203-8913|@sambatuquefeiradoacai



Fonte: Fernando Assunção


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page