top of page

Projeto Xibé com Arte retorna com nostalgia e cultura amazônica


Inspirado em um bar cultural que recebeu grandes nomes da música regional, o projeto retorna de forma itinerante nesta sexta (01)


Voltado para a valorização da cultura amazônica nas suas diversas nuances, o projeto Xibé com Arte retorna após 18 anos, nesta sexta-feira, 1° de setembro, às 19h, com muita música local, artistas consagrados e novos na cena artística paraense; gastronomia das mais diversas cores e sabores; artesanato e muito mais. Para agitar a noite, os artistas Eduardo Luz e os Reluzentes, Grupo Sancari e Sabor Marajoara, vão ressaltar a musicalidade amazônica neste reencontro marcante.


O projeto “Xibé com Arte”, vai se realizar em uma grande amostra de música e danças folclóricas regionais, que pretende levar ao público obras já consagradas, dentro das modalidades cover, autoral e releituras de vários sucessos do cancioneiro amazônico, com apresentações de bandas e grupos conhecidos e em fase inicial de carreira, abrindo mais uma janela para a divulgação da música amazônica com ênfase no nosso estado, realizando uma aproximação de artistas e plateia na formação de um novo público apreciador da arte da amazônica.


Inspirado e com o mesmo nome do espaço cultural localizado no bairro de Canudos em Belém, onde as linguagens artísticas fervilhavam nas noites dos anos de 2005 e 2006, marcando as noites do bairro, o projeto “Xibé com Arte” proporciona a disseminação da cultura local, focando desde a gastronomia até a música, a dança e o artesanato que é produzida no Pará.


Ao se ter na cidade uma necessidade de um espaço de compartilhamento da arte e da cultura regional, o espaço conhecido como “Xibé com Arte”, vai proporcionar a disseminação da cultura paraense de forma itinerante, levando arte e lazer para diversos locais e ocasiões do estado do Pará.


Da inspiração à ação

Inspiração do projeto cultural que retorna neste dia 1° de setembro, o Bar Xibé com Arte surgiu com a proposta de ser uma janela de divulgação de música feita na Amazônia, em especial no Pará. Ativo durante pouco mais de um ano, o espaço que marcou as noites do bairro e da capital paraense, sendo berço de vários movimentos e grupos, entre eles Movimento Literário Extremo Norte, criado pelo escritor e poeta Rui do Carmo, recebeu em seu palco nomes como: Mestre Verequete, Mestre Cardoso, Carimbó Sancari, Grupo Sabor Marajoara, Pai d’égua, entre tantos outros.


Após 18 anos, o Xibé com Arte retorna para reunir em um só lugar a beleza das danças regionais, o soar dos tambores do Carimbó, os detalhes e criatividade do artesanato, a exuberância e variedade da culinária e o amor pela cultura feita na Amazônia.


Serviço: Projeto multicultural Xibé com Arte, retorna aos palcos de Belém nesta sexta-feira, 1° de setembro, às 19h no Avenida Show Bar, localizado na Av. Doutor Freitas, 47, próximo a Av. Pedro Álvares Cabral


Ingressos: Antecipados até quarta-feira R$10 no pix (xibecomarte@gmail.com). Na portaria do evento R$20.

7 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page