top of page

Ocupação Maria Bethânia abre em 13 de março em SP


Por Jorge Bispo

A partir do dia 13 de março, as palavras, o sagrado, a natureza e as vivências de Maria Bethânia ganham espaço na 62a Ocupação Itaú Cultural, uma homenagem à intérprete que canta paixões, crenças e o amor à família e à terra natal, Santo Amaro (BA), ao longo de seis décadas de carreira. 


Com curadoria de Bia Lessa e da equipe do Itaú Cultural (IC), a mostra é um convite ao público para conhecer, mais de perto, a menina dos olhos de Oyá, a filha de Dona Canô e Seu Zezinho, a voz que encanta e emociona multidões por onde passa. 


A exposição, que ocupa o piso térreo e se estende ao 1o andar do IC, leva ao público um olhar poético sobre a artista e realça seus laços com a literatura, destacando sua ligação com autores como Vinicius de Moraes, Clarice Lispector e Fernando Pessoa. 


Bia Lessa explica que a ideia é apresentar a cantora além do óbvio e do que, de fato, a maioria conhece. A força dos textos poéticos corresponde ao recorte curatorial.

“Quando falo em palavra, falo de palavra e linguagem – no sentido de que a palavra é uma coisa que caminha pela criação de Bethânia, desde o início, através do pai, da mãe, da riqueza do Recôncavo Baiano, e que se transformou na coisa mais importante da vida dela”, diz a curadora.

Com entrada gratuita, a Ocupação Maria Bethânia fica em cartaz até 9 de junho na sede do IC (Avenida Paulista, 149).Confira também o site do programa Ocupação dedicado à artista. Disponível no dia da abertura, ele conta com parte do conteúdo da exposição, além de vídeos e materiais exclusivos.


Ocupação Maria Bethânia

abertura quarta 13 de março de 2024 às 20h 

visitação quinta 14 de março a domingo 9 de junho de 2024


Fonte: Itau Cultural

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page