O Espaço Cultural Casinha de Brincantes leva mostra de teatro para o bairro do Guamá em Belém.


ESPETÁCULO "LÉRYGOU: Princesa do Pitiú" - Assucena Pereira (por: Imprensa Lerygou)

Com a proposta de acessibilizar e democratizar o teatro à comunidade, o Espaço Cultural Casinha de Brincantes realiza a Mostra Teatral “TEM GENTE NA CASINHA” dentro do bairro do Guamá durante os finais de semana do mês de setembro, com abertura e encerramento na Praça Benedito Monteiro, também no bairro. A programação tem classificação para toda a família, e conta com espetáculos interativos que possuem temas que abordam a comicidade, palhaçaria, e mágica. Além disso, o Espaço oferecerá oficinas de iniciação teatral para os estudantes da Escola Estadual Zacarias de Assunção.


O evento irá contar com seis espetáculos de teatro com artistas locais que atuam em diversas linguagens - do teatro de animação à palhaçaria, da contação de histórias ao teatro de rua. A abertura e encerramento da Mostra serão realizadas na Praça Benedito Monteiro, no coração do Guamá, gratuitamente, como forma de ampliar o acesso do público e chegar a cada vez mais pessoas. Já os demais espetáculos serão apresentados no espaço da Casinha, que tem capacidade para até 30 pessoas, com ingresso no preço de uma passagem de ônibus. Estudantes, professores da rede pública e privada, jovens de baixa renda pagam meia.

``O bairro do Guamá foi escolhido porque é o bairro onde a gente mora, onde a gente trabalha e onde o espaço cultural nasce. Nós somos um coletivo de teatro que é a Trupe Teia e a gente atua no bairro há alguns anos já desde 2019 com ações de teatro, palhaçaria e leitura. E sempre voltado para as ruas e para o bairro”, explicou a diretora de produção da Mostra, Alana Lima.

SOBRE A CASINHA


O Espaço Cultural Casinha de Brincantes é um espaço independente, sem fins lucrativos, voltado para a linguagem do teatro e suas possibilidades e nasce com o objetivo de democratizar o acesso ao teatro nas periferias. Localizado no bairro do Guamá, o espaço foi inaugurado em fevereiro de 2022 e é sede do grupo idealizador Trupe Teia, coletivo de teatro de rua e palhaçaria atuante desde 2019 e que desenvolve suas pesquisas e ações culturais no Guamá.


PROGRAMAÇÃO:


09/09

19H30 - ESPETÁCULO "BORBÔ" - Projeto Camapu


10/09

19H30 - ESPETÁCULO "LÉRYGOU: Princesa do Pitiú" - Assucena Pereira


16/09

19h30 - ESPETÁCULO "POEMAS DE FERNANDO PESSOA PARA CRIANÇAS" - Vandiléia Foro


17/09

19h30 - ESPETÁCULO "QUEM VAI PAGAR O PATO?" - GEMTE

5 visualizações0 comentário