top of page

Homenagem a Mestre Vieira será nesta quinta (03) em Barcarena


Mestre Vieira (Foto por: Renato Chalu)


A celebração é para lembrar a data de nascimento do MESTRE VIEIRA, em 29 de Outubro, data que, desde 2019, foi decretada também como Dia Municipal da Guitarrada em Barcarena. E como o dia caiu na véspera das eleições, a festa será nesta quinta-feira, 3 de novembro, com passeio ciclístico, shows e lançamento de livro sobre a vida e obra de Mestre Vieira. A realização é da Família Vieira em parceria com o Fã Clube Mestre Vieira 100% Barcarenense e artistas da terra.


A programação de homenagem a Mestre Vieira inicia nesta quinta-feira, 3, às 18h30, com um passeio ciclístico, que sairá da casa em que viveu Mestre Vieira, em Barcarena, percorrendo algumas vias, em direção ao Cafezal, de onde retorna ao ponto inicial. A iniciativa da pedalada partiu do Coletivo Pedal Para Todos, que realiza passeios ciclísticos semanais no município. Vários participantes usarão camisas floridas, relembrando o estilo do artista se vestir para suas apresentações musicais.


“Mestre Vieira sempre amou andar de bicicleta. Todas as manhãs, ele pegava sua bicicleta e saia para fazer compras na feira e ir a outros lugares. Muitas vezes nós queríamos levar ele de carro, mas ele não aceitava. Gostava de pedalar e ir parando e falando com as pessoas, era uma rotina diária de Mestre Vieira”, diz o filho tecladista, Wilson Vieira .

A festa segue, a partir das 19h, na frente da casa Mestre Vieira (R. Santo Antônio), com apresentações musicais, que trazem a participação de vários grupos e músicos de Barcarena, além de convidados. Estão confirmados Os Dinâmicos, Waldo Possa, Di Maravilha, Dinho Santos, Essência Marques, WV10, Filhos do Mestre, Jéssica Costa, Nazareno Muniz, Trilha, Saulo Caraveo e DJ Manoel Pressão.


“A gente sabe que essa união de gêneros musicais sempre esteve junto com Mestre Vieira. Em seus discos e CDs, ele gravou bregas, forró, baião, mas tudo convertido para o gênero Guitarrada. E pra gente é uma alegria imensa realizar todos os anos essa festa, junto com vários outros artistas de segmentos diversos. Isso mostra o respeito e o carinho que todos tinham com Mestre Vieira, e isso só fortalece a nossa cultura e nossa Guitarrada, legado deixado pelo eterno Mestre Vieira”, diz o filho baterista e produtor musical, Waldecir Vieira.

A festa de aniversário de Mestre Vieira começou a se tornar uma tradição, em 2014, quando em comemoração aos seus 80 anos foi realizado um grande show na frente da cidade. Depois disso, incentivadas pela professora Betinha, então presidente do Fã Clube 100% Mestre Vieira, as festas passaram a ser realizadas, todos os anos, na frente da casa de Mestre Vieira. Em 2017, depois das 18h, o músico saiu também em carro aberto até a orla de Barcarena, onde no palco, atrações locais e de Belém se apresentaram para ele e cantaram parabéns. Vieira faleceu em fevereiro de 2018 e em outubro daquele ano, mas a tradição continua.


“É uma grande honra poder continuar esse legado da minha mãe, que foi presidente do Fã Clube de Mestre Vieira, que sempre foi pra gente uma inspiração de música, de alegria e de cultura, porque eles nos representava e continuará sempre nos representando. Nós, como fã clube, temos uma grande honra de continuar essa festa que este ano vai ser comemorada no dia 3 de novembro, porque dia 29 caiu bem na véspera de eleição. Convido a todos para participar dessa festa aqui no município de Barcarena”, diz Martinha Barbosa, filha da prof. Betinha, falecida em 2021, em decorrência da pandemia da Covid-19.

PATRIMÔNIO CULTURAL DO ESTADO DO PARÁ – VIVA MESTRE VIEIRA


Joaquim de Lima Vieira teria completado, no último dia 29 de outubro, 88 anos. Nascido em Barcarena, em 1934, o músico foi um grande guitarrista responsável por criar a guitarrada, gênero musical reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Pará (Lei no 7.499/2011), de autoria do deputado Carlos Bordalo. Em 2019, após o falecimento de Mestre Vieira, a data de 29 de outubro é decretada no município como Dia Municipal da Guitarrada. O autor do requerimento foi o então vereador Laurival Filho, incentivado pela comunidade, tendo a frente a saudosa Prof. Betinha, falecida em 2021 por covid-19.


O mesmo deputado, em 2021, também apresentou na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), uma moção que propõe à Secretaria de Estado e Cultura-SECULT, a criação do Memorial Mestre Vieira na Fundação Cultural, medida que até o momento não se concretizou. Mais recentemente, também tramita na ALEPA, em Belém, um Projeto de Lei de autoria da Dep. Dilvanda Faro, que torna a obra de Mestre Vieira Patrimônio Cultural do Pará. O PL (225/2022) está na Comissão de Cultura,com a Dep. Marinor Brito, aguardando entrar em votação.


LIVRO SOBRE A VIDA E OBRA DO MÚSICO - LANÇAMENTO


A noite contará também com concurso de dança (lambada) e sessão de autógrafos e lançamento do SONGBOOK MESTRE VIEIRA, um livro sobre a vida e obra do Mestre Vieira, que traz também 30 partituras de músicas da obra de Vieira. A obra conta com textos da jornalista e produtora cultural Luciana Medeiros; do historiador Luiz Antônio Guimarães, que aborda as origens portuguesas de Mestre Vieira e de André Macleuri, músico de Belém que fez as transcrições das partituras.


“Já tínhamos lançado o livro em Belém, mas em Barcarena só agora vamos conseguir fazer isso com apoio da família Vieira e do Fã Clube. Estamos muito felizes em chegar na cidade que ele tanto amava. Esse é um projeto de pesquisa, salvaguarda e difusão da obra de Mestre Vieira. São informações e registros de fotografias, vídeos e outros materiais sobre a vida e obra dele, coletados durante os 10 anos em que acompanhei sua trajetória. Ainda tenho um documentário que já gravei em 2011 e 2019, e agora busco apoio para finalizá-lo”, diz Luciana Medeiros.

Consta nas informações de discografia no Songbook Mestre Vieira, que o músico lançou 13 LPs, entre 1979 e 1991, gravou quatro CDs, sendo os dois primeiros “A Volta”(1998) e “Lambadão do Vieira” (2022); e os dois últimos já assumindo o gênero da Guitarrada, o “Guitarrada Magnética” (2009) e “Guitarreiro do Mundo) (2015). Vieira participou de dois álbuns dos Mestres da Guitarrada, projeto que reposicionou Vieira na história da música brasileira e, em 2016, Vieira também produziu e gravou o Cd “Os Dinâmicos e Mestre Vieira”, lançado em 2016.


Além dos álbuns, o músico também gravou o DVD Mestre Vieira – 50 Anos de Guitarrada (Lei Semear), com duas noites de apresentações no Theatro da Paz, em julho de 2012. E o grupo Vieira e Seu Conjunto também inspirou uma série de animação intitulada Os Dinâmicos (Prodav-2014/Ancine), em que os músicos são heróis que ganham super poderes com os acordes da guitarra de Mestre Vieira.


Os dois projetos foram realizados por meio de editais e leis de incentivo, com coordenação da jornalista e produtora cultural Luciana Medeiros, idealizadora também do Inventário Mestre Vieira, projeto selecionado pelo Rumos Itaú Cultural, em 2018, e que resultou num site (www.mestrevieira.com.br) e neste songbook.



Serviço:


Homenagem a Mestre Vieira. Dia 3 de novembro, em Barcarena-Pa. A partir das 9h, passeio ciclístico, com saída da Casa Memorial Mestre Vieira, na R. Santo Antônio, onde ocorrerá, em frente, a partir das 19h, shows, concursos de dança e lançamento do songbook Mestre Vieira.


Saiba mais:

www.mestrevieira.com.br (site)

@mestrevieira_guitarrada (Instagram)

@inventariomestrevieira (Facebook)

Contatos para aquisição do livro/Songbook Mestre Vieira

(91) 98134.7719

lume.com@gmail.com


2 visualizações0 comentário
bottom of page