top of page

Grupo Folhas de Papel lança podcast com histórias de assombração do interior do Estado Pará


Por: Miti Sawaki

Estreando nas plataformas digitais no dia 15 de novembro, às 20h, o podcast “Encontarias” é o mais novo projeto do Grupo Folha de Papel. Idealizado pelo ator e palhaço Ajota Takashi, o produto reúne as histórias de Chico Bara e suas experiências com visagens e assombrações. Ao todo, o podcast terá quatro episódios lançados às quartas-feiras e aos domingos.


O objetivo do projeto é manter viva a tradição da contação de histórias e o legado de Raimundo Bragança, avô de Ajota. O personagem Chico Bara nasceu das aventuras que o idoso contava ao neto quando ele era criança. O podcast é uma forma de reviver essas histórias e contá-las para as novas gerações.


“Homenagear o meu avô é um sonho antigo. O pouco tempo que convivi com ele foi intenso e cheio de histórias e ensinamentos. Hoje, os netos e bisnetos já não conhecem a suas aventuras nem lembram o seu nome. Então eu tive a ideia de criar esse podcast para contar essas histórias”, explicou o artista.

O projeto “Encontarias” foi contemplado pelo Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura, executado pela Fundação Cultural do Pará. Além de Ajota, a atriz Tais Sawaki também está envolvida na produção do podcast e participará das narrações em dois episódios. Ela ressalta a importância de evidenciar a cultura local.


“Graças a prêmios como esse, a gente se sente incentivado a produzir e distribuir nossas obras. Sem o edital, acho que não conseguiríamos trazer à tona essas histórias nem fazer com que o público as conhecesse. Por isso o prêmio foi de vital importância”, afirmou Ajota.


“É importante que essas histórias sejam difundidas para perpetuar essa memória. As gerações atuais, muitas vezes, não têm o contato que as gerações anteriores tinham com as histórias contadas pelos mais velhos no interior. Então poder contá-las de forma mais lúdica será muito importante”, disse Tais.

A produtora também comentou sobre suas expectativas quanto ao lançamento. “É uma satisfação imensa fazer parte desse trabalho e acompanhá-lo desde o roteiro até a distribuição nas plataformas digitais. Esperamos atingir o máximo de pessoas interessadas no assunto; e que mesmo as que não se interessam tanto possam curtir as histórias também”, comentou.


O formato de podcast foi escolhido para manter a tradição da oralidade, com a qual as histórias eram passadas. Dessa forma, o Grupo Folhas de Papel espera levar a cultura do Norte do Brasil para as outras regiões.


“Não é só a minha história e a do meu avô. Esse trabalho traz um pouco da tradição e da cultura do nosso povo, dos ribeirinhos. É o costume de pegar uma vela ou uma lamparina e nos juntarmos para ouvir as histórias que eles juram de pés juntos que aconteceram. E a gente ficava fascinado por isso. Então poder falar um pouco sobre esses Franciscos, Josés, Marias e Josefas do interior será muito importante para perpetuar a memória deles”, afirmou Ajota.

Os artistas esperam o público para o lançamento do primeiro episódio que ocorrerá no dia 15 de novembro em todas as plataformas de streaming de áudio. Os demais episódios serão exibidos nos dias 19, 23 e 26 deste mês. Antes de cada estreia, os artistas farão uma live com um convidado especial.


No canal do YouTube do Grupo Folhas de Papel, o “Encontarias” contará com acessibilidade em Libras e legendas para o lançamento do podcast.


“Eu convido todos a ficarem ligados nas redes sociais do grupo e acompanharem o nosso canal no YouTube. A partir das 20h faremos a live de lançamento. Vou trazer muitos convidados; a primeira será a contadora de histórias Ester Sá, que vai mediar o encontro junto a mim. Estão todos convidados a assistir”, convidou Ajota.

“Eu espero que as pessoas acompanhem e gostem bastante e que em breve a gente possa trazer mais episódios com outras histórias de outras figuras importantes da nossa cultura”, finalizou Tais.


Serviço


Podcast Encontarias


Lançamento: 15, 19, 22, 26/11

Horário: 20h

Link do canal no youtube



Fonte: Ariela Motizuki


5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page