top of page

De Minas Gerais, Arthur Melo homenageia Benito di Paula em novo single


Arthur Melo por Artur Souza

Co-produzida pelo artista e Lucca Noacco, a faixa é uma ode ao samba Retalhos de Cetim - a mixagem é do carioca Kassin


No universo criativo do mineiro Arthur Melo, o eu lírico de seu novo single Na Avenida com Benito (Wonderfulsound) passa pelas mesmas dores de amor que estão presentes no clássico samba "Retalhos de Cetim", de Benito di Paula. As duas canções são unidas pelo coração partido de quem foi abandonado em pleno carnaval.


"O imaginário é o mesmo, mas com a ideia de que o personagem de Di Paula não precisa sofrer sozinho. Ele pode contar com o personagem da minha música para tomar umas cachaças no bar", divide Arthur, que neste projeto é acompanhado de sua banda O Ministério da Consciência.

Assista ao lyric video dirigido por Artur Souza aqui.  


Depois de Álvaro Almeida, canção editada no final do ano passado, Na Avenida com Benito é a segunda a antecipar o novo álbum do artista, Mirantes Emocionais, que tem a promoção pelo selo britânico, Wonderfulsound. Com mixagem do renomado produtor carioca Kassin, a música é um groove indie pop que ecoa elementos do samba e da MPB.


"O violão e as percussões ganharam arranjos modernos, e a guitarra, o baixo e os sintetizadores são as principais texturas que guiam a faixa", conta Arthur, que assina a co-produção ao lado de Lucca Noacco.

"No final da canção está o brilhante solo de guitarra de Douglas Scalioni, que tem como referência o refrão da canção de Benito", continua o artista. 


Sobre a parceria com Kassin, Arthur conta que:


"A mixagem fortaleceu a ideia da música como um quadro colorido e cheio de detalhes. Ele soube escolher os momentos em que o reverb na voz fosse um pouco maior e mais permeado por delay, e onde cada instrumento deveria brilhar para puxar a atenção do ouvinte para outro lugar da canção". 

Capa por Artur Souza

Lyric video e capa


O vídeo e a capa que materializam o single são assinadas por Artur Souza, do Polvo Studio, e utilizam imagens do filme "Carnival of Souls", de 1962. "As imagens do filme circulam entre o terror e a beleza de lugares e pessoas, sempre com certo tom obscuro que combina bastante com a música. Há um lado soturno nas nossas relações com os outros e com nós mesmos. Os glitches utilizados no vídeo representam a percepção do amor que pode ser alterada inconscientemente", conta Arthur Melo.


ASSISTA AO LYRIC VIDEO AQUI


FICHA TÉCNICA


Arranjos e Produção: Arthur Melo e Lucca Noacco 

Composição, Voz, Violão, Guitarra, Baixo, Bateria, Percussão e Sintetizadores: Arthur Melo

Violão e Bandolim: Douglas Scalioni

Voz, Baixo e Sintetizadores: Lucca Noacco

Mixagem: Kassin (Studio Marini, Rio de Janeiro)

Assistência de mixagem: Mauro Araújo 

Masterização: Ricardo Garcia (Magic Master Studios, Rio de Janeiro)

Capa e Projeto Gráfico: Artur Souza

Lyric Video: Polvo Studio

Selo: Wonderfulsound 


Gravado por Arthur Melo na Vila do Calango, Belo Horizonte, entre Junho de 2020 e Janeiro de 2022; e por Lucca Noacco em Matozinhos entre Julho de 2021 e Abril de 2022. 


LINKS



SOBRE ARTHUR MELO


Arthur Melo é um compositor, musicista e cantor mineiro. Começou a lançar músicas em 2017, com o EP Agosto, ainda muito voltado ao samba, a bossa nova e a MPB. No mesmo ano abriu o show de Liniker e os Caramelows e fez uma participação inesperada no show de Devendra Banhart, que o convidou ao palco. Desde então lançou três álbuns: Nhanderuvuçu (2018), Metanoia (2019) e Adeus (2020). 


Após um hiato de três anos, voltou a lançar canções em 2023, com a faixa synth-pop retrô Álvaro Almeida, pelo selo londrino Wonderfulsound e com mixagem assinada pelo renomado produtor Kassin. O single foi o anúncio do novo álbum que será lançado em 2024 e que homenageia a divergente história musical do Brasil ao mesmo tempo em que olha para o futuro e trilha novos caminhos, consolidando o artista como um nome emergente do indie pop psicodélico. O músico é acompanhado de sua banda O Ministério da Consciência. 


Fonte: Thais Pimenta / Marina Mole / Assessoria de Imprensa


8 visualizações0 comentário
bottom of page