top of page

Com direção de Luisa Micheletti, Christine Valença leva show ao Cine Teatro Joia


Christine Valença por Luis Carlos Lobo

Apresentação acontece no dia 10 de novembro em Copacabana, no Rio de Janeiro



No dia 10 de novembro, Christine Valença leva ao público um show com direção da atriz, apresentadora e dramaturga Luisa Micheletti (ex-MTV / ex-Multishow) que une os seus dois mundos: o da atuação e o da música. Em um cinema subterrâneo em Copacabana, o Cine Teatro Joia, a artista vai cantar o repertório de seu álbum de estreia, Lentes de Âmbar (Maxilar Records), com o acompanhamento de imagens em Super 8 que representam a narrativa das canções do ponto de vista da mulher. Ingressos disponíveis aqui.


A performance será um mergulho sonoro e audiovisual nas faixas do disco, convidando o público a experimentar sensorialmente o espaço interno da poeta-compositora. Gráficos orgânicos, a partir de imagens da natureza, de luzes e sombras, vão traduzir o estado interno, emocional e espiritual da artista. "Esse convite me instigou criativamente porque o lugar da direção artística é novo pra mim — e gosto muito de desafios. Trabalhar com uma mulher criativa e potente é muito encantador e estimulante. Já trabalhei muito com música, mas em outras esferas. Nessa função consigo ter uma visão geral, que é uma posição na qual nunca estive. A direção cênica me interessa muito — seja com teatro, cinema, e agora com show — então é um ganho de experiência. Pensar música com imagem é algo que está comigo desde quando apresentava videoclipe, mas agora com a criação de conceitos. No caso desse show há um diálogo com o cinema e com o teatro, e é por aí que estou caminhando", conta Luisa Micheletti.


A noite será também de estreia, com o lançamento do clipe da canção Ópticas e de versões ao vivo de suas músicas nas plataformas digitais. O show conta com participações especiais da atriz e cantora Carol Romano (Medusa / Além da Ilusão) e do rapper carioca Shock the Glock. O repertório é composto por 15 canções: além das faixas que integram o disco, Christine também apresenta clássicos de de Aretha Franklin, Alicia Keys, White Stripes, e mais. A formação de palco traz Christine Valença na voz, órgão e percussão; Rafa Paiva na guitarra; Miguel Viana no contrabaixo; Nando Menezes na bateria; e Pablo Silva nos backing vocals.


Sobre o disco


Lentes de Âmbar fala sobre se dar novas chances, abrir-se a novos desejos, paixões, e encontros consigo e com o outro.


O título do disco chegou de forma inusitada. Foi durante um sonho. Despertar, levantar e gravar foi o caminho para muitos traços e construção da identidade das músicas. Registar esses desejos profundos através de canções foi um processo catártico”, comenta Christine.


As faixas foram gravadas sequencialmente de forma a deixar emergir livre e organicamente os elementos musicais – alguns deles reunidos por anos no gravador portátil da cantora, que faz uso de vários métodos criativos, com trechos de melodias, ritmos, timbres gravados e re-estudados de tempos em tempos.


A fácil conexão com o produtor Elísio Freitas a fez finalmente se sentir confiante para trabalhar os pilares de cada faixa e conseguir ordenar, decifrar, dar nome e sobrenome a tudo que cada música precisava. Escuta ampliada foi um trabalho à parte na criação do disco. Para atingir seu potencial expressivo, as músicas foram cuidadosamente refinadas. Partindo das referências mais díspares, desde a música cubana, o piano brasileiro, passando pela música folk americana, até o gospel e a Chanson française, o disco traz elementos importantes na história da artista, que considera a parceria muito frutífera.


SERVIÇO

Data: Sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Horário: 20h (abertura) | 21h (show)

Local: Cine Teatro Joia | Av. Nossa Senhora de Copacabana, 680, subsolo - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ

Ingressos: R$ 10 (pré-venda aqui)

Classificação: livre


FICHA TÉCNICA


Direção Geral e Edição de Vídeo: Luisa Micheletti

Voz, órgão e percussão: Christine Valença

Guitarra: Rafa Paiva

Contrabaixo: Miguel Viana Bateria: Nando Menezes

Backing vocal: Pablo Silva

Produção executiva: Virginia Doux e Christine Valença

Produção audiovisual: Espelho Lunar e Luis Carlos Lobo

Operação de Vídeo: Raelli Azuos

Assistência de produção: Tayane Oliveira e Neide Silva

Direção de movimento: Isla Gastin

Técnicos de som: Gabriel Kley e Bia Tossato

Iluminação: Bruno Henrique

Figurino/Direção de Arte: Eduardo Viveiros


LINKS


DISCOGRAFIA


Via Láctea (single, 2022)

Rematilha (single, 2022)

Para Não Tocar (Na Rádio) (single, 2022)

Lentes de Âmbar (álbum, 2023)


SOBRE CHRISTINE VALENÇA


A magia da arte sempre fez parte do mundo interior de Christine Valença. Nascida no Rio de Janeiro, fez cursos de Artes Cênicas e de Literatura e militou nos bastidores do espetáculo, mas o ímpeto da criação nunca deixou de acompanhá-la. Escreveu, encenou e protagonizou produções teatrais e, na música, saiu detrás do pano, integrando uma banda como instrumentista, mas não tardou a descobrir que a voz era a sua derradeira ferramenta de expressão, com a qual queria “atravessar as pessoas.” Concentrou-se, então, em tirar dela tudo o que podia, construindo um repertório “que potencializa a força feminina, da escrita, do gesto, do movimento, da voz, da criação e da coletividade”.


Lentes de Âmbar, o disco de estreia, em que colaborou com nomes como os cantores Wagner Café e Ilessi e o rapper Shock the Glock, é o resultado de anos de maquetes e esboços, impulsionado pela dor da perda e da separação, um registo de coração brasileiro e olhos postos no mundo.



4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page