Clowns músicos mostram “Canções para Pequenos Ouvidos”


A Orquestra Modesta (SP) apresenta o espetáculo neste sábado, 20 de agosto, às 17h, no Teatro do SESI. A entrada é gratuita. Haverá tradução em LIBRAS.


“Canções Para Pequenos Ouvidos” já ultrapassou a marca de 70 apresentações com a realização de diversas temporadas em teatros da cidade de São Paulo e circulação por todo o estado, além de Santa Catarina e Bahia. E agora está sendo apresentado também no Pará. Na semana passada, a trupe de palhaços músicos esteve em Marabá e nesta, chegou na capital paraense, onde entre outras ações, vai realizar master classes em uma escola pública, no bairro da Pedreira, e uma oficina na Escola e Teatro e Dança da UFPA, além da apresentação pública, no Teatro do SESI.

Os temas das canções buscam a construção de uma dramaturgia que conduz o público de crianças e adultos numa viagem musical. Cada canção conta uma história, algumas trazem reflexões filosóficas, outras memórias afetivas comuns da infância, passando por diversos ritmos brasileiros e, claro, muitas brincadeiras e interação com a plateia.

“Canções Para Pequenos Ouvidos” parte de uma premissa fundamental que é a simplicidade da música feita e tocada por palhaços, com arranjos modestos. Os temas das canções buscam a construção de uma dramaturgia que conduz o público de crianças e adultos numa viagem musical. Cada canção conta uma história, algumas trazem reflexões filosóficas, outras memórias afetivas comuns da infância, passando por diversos ritmos brasileiros e, claro, muitas brincadeiras e interação com a plateia.

Em 2018, a convite do Selo Sesc, a Orquestra Modesta também lançou um CD homônimo com a gravação das canções do espetáculo e lançamento do disco em shows na Comedoria do Sesc Pompeia. O álbum contém 9 faixas e está disponível em todas as plataformas digitais, com ótima recepção de público e crítica musical. Em 2019, em continuidade à parceria com o Selo Sesc, foram lançados dois videoclipes em animação, dirigidos pelo ilustrador Cadu Macedo, aumentando a presença da Orquestra Modesta no universo digital.


A ORQUESTRA MODESTA


O projeto Orquestra Modesta é uma idealização de Fernando Escrich, experiente músico palhaço e premiado diretor teatral e musical, e de Elisa Taemi e Milena Marques, produtoras da Nascedouro Gestão Cultural. Apaixonados pelo carnaval e percebendo o crescimento da festa em São Paulo nos últimos anos, em 2015 criaram o projeto buscando contribuir com a tradição carnavalesca ao apresentar esse universo para crianças, fazendo uma grande brincadeira que é uma orquestra formada apenas por palhaços.

A cada ano o elenco é formado por palhaços de diferentes cias teatrais de São Paulo que desenvolvem um trabalho voltado ao público infantojuvenil. Em outubro de 2017, com um elenco reduzido, estreou o primeiro espetáculo autoral “Canções para Pequenos Ouvidos”, pelo qual Escrich recebeu o Prêmio APCA 2017 pela concepção, cenografia, direção musical, arranjos, atuação e co-direção artística. O espetáculo também foi indicado ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2017 na categoria Melhor Trilha Sonora Original, também para Escrich.


CIRCULAÇÃO NO PARÁ


Promovido pela Fundação ArcelorMittal, o espetáculo “Canções Para Pequenos Ouvidos” integra o programa Diversão em Cena, que tem o compromisso de democratizar o acesso à cultura, levando apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas, em mais de 60 municípios. A iniciativa é viabilizada com o patrocínio da ArcelorMittal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Sobre a Fundação ArcelorMittal - Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal atua com o propósito de transformar a vida das pessoas de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos.

A Fundação atua em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte. Na área de Cultura, a Fundação atua principalmente no campo da formação e de democratização do acesso às artes. Em 33 anos de atuação, mais de 10 milhões de pessoas foram atendidas pelas iniciativas promovidas pela Fundação ArcelorMittal. Saiba mais em: www.famb.org.br


CANÇÕES PARA PEQUENOS OUVIDOS


Sinopse: Um maestro, quatro palhaços e arranjos modestos. A premissa fundamental é a simplicidade da música feita e tocada por palhaços, em diversos ritmos e letras poéticas que conduzem o público a uma viagem musical, trazendo reflexões e memórias afetivas comuns da infância.


Duração: 60 minutos. Classificação Indicativa: Livre Ficha Técnica

Concepção, Cenografia, Direção Musical e Arranjos: Fernando Escrich Direção: Fernando Escrich e Anderson Spada


Elenco:

Alexandre Maldonado: Brocolino

Débora Sanders: Tetéia

Sandro Fontes: Sandoval

Tereza Gontijo: Guadalupe

Vinicius Ramos: Clóvis

Iluminação: Giuliana Cerchiari

Técnico de Som: Leandro Simões

Figurinos: Marichilene Artisevskis

Produção Executiva: Nascedouro Gestão Cultural (Elisa Taemi e Milena Marques)

Redes Sociais da Orquestra Modesta

Facebook: facebook.com/orquestramodesta

Instagram: instagram.com/orquestra_modesta

YouTube: youtube.com/orquestramodesta

LINKS/TRAILER:

https://youtu.be/29A3Pkg_hzI

O DISCO

https://open.spotify.com/album/61Hsa3p5hbgjou4qq5qU6O?si=fvrGca4fQZW0yKoHSMDBwQ


SERVIÇO

“Canções para Pequenos Ouvidos”, com a Orquestra Modesta. Neste sábado, 20 de agosto, às 17h, no Teatro do SESI – Almirante Barroso. Entrada Gratuita.




Fonte: Luciana Medeiros / Assessoria

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo