top of page

Catálogo da mostra Catarse de Devoção está disponível para download gratuito


Por Paula Giordano

Público pode encontrar a publicação no site da fotógrafa Paula Giordano


Inaugurada nas vésperas do Círio de Nazaré, “Catarse de Devoção”, a nova exposição individual de fotografias da artista visual Paula Giordano, segue com visitação aberta ao público na Galeria Benedito Nunes e conta com a publicação oficial da mostra disponível para download gratuito. O material pode ser acessado no site paulagiordano.wixsite.com/portfolio. O projeto foi contemplado com o Prêmio Branco de Melo 2023.


Com imagens em preto e branco e tom documental, a publicação conta ainda com textos de Paulo Leonel Gomes Vergolino, professor efetivo em Artes Visuais pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), e da própria artista.


O material, assim como a mostra, é uma compilação da pesquisa de Paula, iniciada em 2012, da relação dos promesseiros com a corda, um dos principais signos do Círio de Nazaré. “Os devotos de Nossa Senhora mergulham em rezas, cânticos, pedidos, agradecimentos e, com sua devoção, arrastam a corda por longas horas, transformando-a em protagonista da procissão”, analisa a fotógrafa.


Uma das vencedoras do Prêmio Portfólio FotoDoc 2023, o principal festival de fotografia documental do Brasil, a artista vê esse tipo de material como de grande importância para a perenidade do trabalho e dos debates sobre a fotografia e a arte. “Busquei trazer com o catálogo toda identidade artística deste trabalho, cristalizando-o no tempo, tornando-o acessível com catalogação ISBN e download gratuito. Nesse sentido, o prêmio foi um auxílio para esta construção”, disse Paula.


A mostra Catarse de Devoção segue com visitação aberta ao público até 28 de novembro, de segunda a sexta, sempre das 09 às 17h, na Galeria Benedito Nunes, no subsolo do Centur, em Belém do Pará. A entrada é gratuita.


PAULA GIORDANO

Paraense, é artista visual e médica. Realiza pesquisas e projetos fotográficos autorais que buscam um diálogo com a expressão de sentimentos e emoções, relacionados aos dilemas existenciais do ser humano, bem como trabalhos com um viés documental que transitam no campo da antropologia ao investigar as relações do homem com o meio e a religiosidade. Atualmente, opera na fotografia e videoarte, com enfoque nas relações corpo, imagem e luz. Possui obras nos acervos do Museu im Spital Grunberg - Alemanha, Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, Museu de Artes Plásticas de Anápolis/GO, Museu de Arte Sacra de Belém/PA e Galeria Theodoro Braga, Belém/PA.


SERVIÇO: Catálogo da mostra Catarse de Devoção está disponível para download gratuito. Local: paulagiordano.wixsite.com/portfolio. Contatos: galeriatheodorobraga@gmail.com (CENTUR) e (91) 9999-17101 e contato.debbcabral@gmail.com (ASCOM). Projeto contemplado com o Prêmio Branco de Melo 2023.

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page