Caravana do Patrimônio Cultural Brasileiro celebra em Marabá o Dia do Professor




A Caravana do Patrimônio Cultural Brasileiro vai celebrar o Dia do Professor, 15 de outubro, com uma promoção especial. Todos os profissionais da área que visitarem o espaço, montado, desde o último dia 10, em uma área de 520 m² do Carajás Centro de Convenções, ganharão um brinde exclusivo. A Caravana do Patrimônio Cultural Brasileiro permite, por meio de sete diferentes experiências interativas e sensoriais, que o público, a partir de cinco anos de idade, tenha a oportunidade de conhecer sobre o patrimônio material, imaterial, arqueológico e mundial. Todo o percurso é uma verdadeira viagem, que inclui brincadeiras, música, dança, games, exploração arqueológica com lupa e lanterna, transporte simulado de balão para diversas cidades do país, e muito mais.

A Caravana, com entrada e estacionamento gratuitos, funciona diariamente, em dois turnos, manhã e tarde, com acesso prioritário de grupos escolares agendados, e tem capacidade de receber até 400 pessoas por dia. O projeto iniciou sua jornada de sete meses por oito municípios do interior do Nordeste e Norte em junho em Pindaré-Mirim, no Maranhão.

Produzida pela carioca LP Arte, a Caravana é patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e tem parceria das secretarias de educação das cidades visitadas. A Designer de Experiência Veronica Marques foi responsável pela criação das vivências inéditas, modeladas especialmente para cada etapa do projeto.

O objetivo é que os participantes possam, por meio do conhecimento, ampliar os horizontes, valorizar a autoestima e ganhar um novo olhar para si mesmo e o mundo, por meio da vivência do patrimônio cultural. Nesse sentido, a palavra-chave da proposta é acolhimento, tendo como ferramenta três pilares: empatia, emoção e, por fim, transformação.

AS EXPERIÊNCIAS

O tempo médio em cada experiência é de 7 a 14 minutos, A primeira é a Arena do Aprendizado, onde os visitantes são apresentados, por meio de imersão em vídeo, aos bens que compõem o patrimônio material e imaterial do país. Um game interativo onde o público se diverte com danças que compõem as diversas formas de expressão da cultura brasileira faz parte da segunda fase, a de Engajamento.

Na terceira, um portal de transição com uma exposição com jornada explicativa e gamificada celebra os saberes e ofícios produzidos pela população do país e transmitidos de geração para geração. A curiosidade segue como mote da quarta experiência, que conduz os participantes por uma viagem simulada de balão pelas imagens e paisagens dos 16 destinos brasileiros considerados como Patrimônio Mundial.

Na quinta experiência é hora de colocar as mãos à obra, reconhecendo por meio da observação e da descoberta que é a criatividade humana que produz as riquezas do patrimônio cultural. Inspiração é o foco da sexta experiência, onde os visitantes, usando lupa e lanterna de cabeça, percorrem as camadas de história e compreendem mais sobre o patrimônio arqueológico. Por último, em uma arena com palavras e uma experiência simbólica e sensorial conduzida pela narração imersiva, a Caravana convida os participantes a se perceberem como parte pertencente e responsável pela cultura e pelo patrimônio.

Toda a jornada é acompanhada por monitores treinados para tornar as experiências ainda mais ricas e estimulantes. O projeto dispõe de condições de acessibilidade, com intérpretes de libras, conteúdo em braile e espaços acessíveis para cadeirantes. Ao longo de sete meses, percorrendo oito municípios, o projeto pretende alcançar 40 mil pessoas abrangendo diretamente e no entorno um total de 30 cidades e mais de 120 escolas.


Serviço

Caravana do Patrimônio Cultural Brasileiro celebra em Marabá o Dia do Professor

Cidade - Marabá Período – 10 a 24 de outubro Horário – 8h às 12 e 14h às 18h Endereço – Carajás Centro de Convenções - Folha 30, Quadra 07, Lote Especial - Nova Marabá Entrada gratuita

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo